Gênero: Queer

Ícone

“Paris is Burning” (1990), de Jennie Livingston

“Paris is Burning” é um clássico. Ele é um dos pioneiros do The New Queer Cinema, movimento de filmes queers independentes dos anos 1990.

Filmado em meados dos anos 1980, retrata os “balls”, os bailes da comunidade afro-americana, latino-gay e  trangênera de Nova York. É um documentário sobre o film da era do ouro dos bailes drags nova yorkinos, bem como uma análise cuidadosa sobre raça, gênero e classe nos E.U.A..

É interessante observar como essa comunidade se dividia em “famílias”. Como a maioria deles era expulso de casa pela família,  passavam a reunir-se em diversos núcleos, cada um regido por uma “mãe”, um transgênero, gay ou drag que tivesse responsabilidade e que “trabalhasse duro”. Alguém que tivesse condições de sustentar, orientar e dar apoio a esses jovens.

Há uma cena bastante comovente em que dois meninos sorridentes andam abraçados pelas ruas. Alguém pergunta “Quantos anos você tem?” pra um deles. E ele responde: “Eu tenho 15!”. O outro diz que tem 13 e segura uma latinha de refrigerante. Eram 2:40 da manhã. A pessoa continua perguntando “Onde está sua mãe?”, “Eu não tenho mãe.”, “Onde está seu pai?”, “Eu não tenho pai.”, ” E você mora com quem?”, “Moro com amigos.” e corta pra uma cena em que eles, ainda sorridentes, dizem que na rua encontram muitos irmãs e irmãos. Que as pessoas negras e latinas transgêneras, gays e drags que frequentam aquela rua são como uma família pra eles.

E se você tem a curiosidade de saber de onde saiu a coreografia de “Vogue” da Madonna, saiba que foi dos “balls” negros e latinos da comunidade queer nova yorkina, e não de algum renomado coreógrafo.

É um dos documentários mais cuidadosos que eu já assisti em toda a minha vida.

Eu baixei em “torrent”, já que não estava em condições de comprar o DVD. Veio com legenda em inglês e eu não encontrei a legenda em português. Mas sei que vende no Brasil. Vi bem exposto em uma livraria de um cinema aqui do Rio.

Filed under: Uncategorized

Deixe uma Resposta

