Gênero: Queer

Ícone

Romaine Brooks

Eu nem lembro como descobri a Romaine Brooks, foi por acaso, estudando, pesquisando pelas páginas da web, eu acho, algo assim. Uma pintora americana que nasceu em 1874 e faleceu 96 anos depois.

O que mais me deixou instigada foi o fato de as pinturas retratarem, geralmente, mulheres queers. É engraçado que ela parecia ter bastante consciência de política de gênero. Seus auto-retratos hora são dela com roupas da época tipicamente masculinas e outras com roupas tipicamente femininas. Brooks parou de pintar por volta de 1925.

Eu só achei informações sobre ela em inglês. Uma das fontes mais bacanas é o site dedicado a ela “Romaine Brooks, The Epitome of Elegance”. Finalizo com algumas fotos e obras dela para degustação – quando quiserem ampliar é só clicar na foto.

Foto de Romaine Brooks em 1910

Foto de Romaine Brooks em 1935

Auto-retrato, 1923

“Peter, A Young English Girl”, 1923-24.

Auto-retrato, 1914

“Una, Lady Troubridge”, 1924.

Filed under: Uncategorized

Deixe uma Resposta

