Gênero: Queer

Ícone

Projeto XXBoys: Kael T Block

É difícil pensarmos em uma forma mais adequada para se fazer políticas de gênero artisticamente do que através de imagens, já que o corpo e sobretudo o sexo são nada mais nada menos do que parte do olhar. Seja através filmes, pinturas, colagens ou fotografias, como no caso de Kael T. Block, o negócio é mostrar corpos em desacordo com o binômio masculino/feminino, corpos trans-gressores.

T. Block é um fotógrafo colombiano de 31 anos que mora e trabalha em Paris. Sua origem e o país que escolheu para morar são interessantes, já que vão de encontro com o fato de que a grande maioria dos artistas queers são dos Estados Unidos, como Del Lagrace Volcano, por exemplo, artista que admiro bastante.

O artista é autor do projeto XXBoys, no qual ele se dedica a registrar a nova geração de FtM (FtM é a abreviação de “Female to Male” que em português seria “Feminino para Masculino”, designação dada a transgêneros e transexuais). O projeto começou em 2004, com uma história sobre a própria tansição de T. Block, da identidade feminina à masculina, e continuou por 4 anos, em uma turnê mundial com o intuito de descobrir outros FtM – próximos ou diferentes dele – e criar um banco global de imagens e histórias de transexuais do sexo masculino. O fotógrafo procura modelos que se afirmam sua aparência transgênero como um desejo de esculpir e de desobedecer a norma.

 

 

Eu encontrei dois sites: um do Kael e outro próprio do projeto XXBoys:

http://www.kaeltblock.fr/

http://www.xxboys.net/

Filed under: Uncategorized

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s